Sempre Presentes

Em Florianópolis, os clientes podem encontrar a Banca Catedral nas ruas, em shopping, supermercados, na internet e até nas redes sociais.

 (Comunicação/Rosane Lima/Abril)

 

Os irmãos Alexandro e Adriano Silva tinham apenas 17 e 19 anos, respectivamente, quando começaram a empreender a Banca Catedral. Hoje, já são sócios de quatro bancas. O segredo do sucesso? Correr atrás do cliente, atender em diferentes locais e ter forte presença na internet. A família já é referência em Florianópolis na venda de apostila de concursos públicos e levou as vendas do material para um e-commerce.

A Banca Catedral foi inaugurada em 1994 na Praça XV de Novembro, no centro da cidade. Cinco anos depois, os irmãos abriram a Catedral Revistaria. Quando perceberam a migração do público das ruas para os centros comerciais, resolveram correr atrás dos clientes. Em 2004, viraram sócios da Catedral Revistas & Tabacos, no Floripa Shopping, um dos principais da cidade, e começaram a vender produtos de tabacaria e artigos de presentes. Em 2012, levaram a Catedral Revistaria, antes banca de rua, para dentro do supermercado Angeloni. E, em 2015, abriram outro ponto em uma loja da rede Giassi. “Se entram dez pessoas na banca de rua, elas compram dez produtos. Em centros comerciais, atendemos menos pessoas. Mas as dez que entram compram 15 produtos”, diz Alexandro.

A presença online é um dos segredos do sucesso da família. Além do site, a página da Banca Catedral no Facebook tem mais de 1 600 curtidas. Eles divulgam as apostilas e os títulos de revistas que chegam às bancas, além dos eventos que realizam. Este ano, montaram até um grupo de troca de figurinhas do álbum da Copa do Mundo 2018, com ponto de encontro nas bancas. As chamadas para os evento vão também para o perfil da banca no Instagram.

Já pelo WhatsApp, os empreendedores avisam os clientes que querem receber informações sobre títulos. “Cercamos os clientes de todos os lados e eles gostam. É um diferencial nosso”, afirma Alexandro. “Nós, jornaleiros, temos que ser profissionais, viver a banca como negócio e ter estratégia para se destacar.” São ideias como essas que atraem o público para as bancas e permitem a expansão dos negócios dos irmãos.