Ponto Alternativo: 5 dicas para abertura de novos PAs

Quer aumentar seu faturamento? Os Pontos Alternativos são uma ótima opção!

Presentes em padarias, postos de gasolina, lanchonetes, farmácias e em outros estabelecimentos, os Pontos Alternativos são uma ótima opção para ampliar a venda de publicações. A presença de revistas em estabelecimentos como estes gera a famosa “compra por impulso”, já que, quem está em uma padaria, por exemplo, não foi até lá com a intenção de comprar uma revista, porém, ao vê-la exposta de modo estratégico, acaba efetuando a compra.

Além de expor de modo estratégico, é importante atentar-se ao mix de revistas disponível em cada local.

 (Shutter/Total Publicações)

Abaixo você confere 5 dicas para realizar a abertura de novos Pontos Alternativos:

1.Identificando oportunidades: Dê uma volta pelo seu bairro, especialmente em locais com alto fluxo de pessoas, e identifique pontos de venda com potencial para a venda de revistas. Mercadinhos, padarias e lojas de conveniência de postos de gasolina são ótimas opções para começar!

2.Localização: No início, procure Pontos que não estejam a uma distância muito grande de alguma banca atendida, caso contrário, você precisará embutir os custos com o transporte na operação e pode fazer com que seja difícil para a conta fechar.

3.Negociação: Fale sobre os benefícios da venda de revistas para sensibilizar o responsável pelo estabelecimento. Reforçar que o produto é consignado, gera compras por impulso e que tem reposição e retirada constantemente é um bom começo. É importante ser insistente e visitar os pontos mais de uma vez para negociar.

4. Mix: Após fechar o negócio, combine o mix considerando a disponibilidade de espaço e público predominante da região. Vale levar em conta a opção de não começar com um grande volume de produtos: aproximadamente 20 títulos é um bom número. Na medida em que as vendas foram acontecendo, deve-se negociar o aumento da área e a inclusão de novos títulos.

5. Relacionamento: Faça visitas periódicas ao ponto, mostre o desempenho dos títulos, mostre novas oportunidades e produtos para enriquecer o mix.

+ dica extra: onde abrir um PA? : Em todos os estabelecimentos há oportunidade de abertura de um Ponto Alternativo! Como já citados, postos de gasolina, farmácias, lanchonete e padarias são ótimas opções. Outros locais, como lojas de eletrônicos, lojas de roupas, lojas de bebidas e restaurantes também são interessantes para abertura de um Ponto Alternativo! Para estes estabelecimentos, é importante voltar o mix de revistas para o tipo de produto que é comercializado nestes locais. Conciliando local + mix certo de revistas, a chance de alavancar as vendas são maiores!

Clique aqui e confira essas e outras dicas e a história de distribuidores do RJ que se deram bem com a abertura de vários pontos alternativos!

INSPIRE-SE!
Veja mais histórias de distribuidores e jornaleiros que abriram novos Pontos Alternativos:
Clique aqui e veja “Distribuidora de Sorocaba atende ponto alternativo em hospital”
Clique aqui e veja “Visão Empreendedora”, o jornaleiro que inseriu um Ponto Alternativo na franquia da Casa do Pão de Queijo