Banca 1° de Maio: 3 atitudes que incentivam à cultura infantil

Confira 3 ações da Banca 1° de Maio que estão fazendo a diferença para as crianças de Itabirito, em Minas Gerais

 (Cintia Junqueira (Itabirito-MG)/Total Publicações)

Pensando na importância do incentivo à cultura infantil, Karenina Cruz e seu marido, Antonio Senem da Cruz, donos da Banca 1° de Maio, que está na Av. Queiroz Junior, em Itabirito, Minas Gerais, criaram o clube de leitura “Clubinho da Banca”.  Revitalizada recentemente, a Banca 1° de Maio está bem localizada, em uma praça no centro da cidade, em frente à Prefeitura Municipal. Quem passa por ali, encontra uma banca bem colorida!

Em maio deste ano, a banca e o Clubinho irão completar 1 ano e a festa de comemoração já está sendo planejada “Terá recreação, balão, pipoca, palhaços…uma festa de aniversário mesmo!”, conta Karenina, dona da banca.

Atualmente, o Clubinho da Banca já conta com mais de 110 crianças inscritas! Todo o trabalho realizado pela banca gerou um aumento no movimento e no faturamento, já que as famílias das crianças passaram a frequentar a banca. Tudo isso possibilitou também a abertura de uma livraria na cidade. As ações realizadas pelo clube incentivam, principalmente, a leitura infantil e abaixo você confere 3 das principais ações realizadas pela banca:

1.Entrega mensal de publicações para as crianças do Clubinho + carteirinha personalizada

Mensalmente, o Clubinho da Banca entrega para as crianças associadas um livro e um passatempo, juntamente com um brinde, como marca páginas, lápis para colorir…As entregas são feitas pessoalmente e a banca utiliza um carro personalizado. Além, disso, no segundo mês de assinatura, a criança recebe uma carteirinha que oferece descontos com comerciantes parceiros da banca, como cursos de inglês, escola de dança e papelarias.

2.Uma ação diferente por mês

A cada mês, é organizada uma aula diferenciada para os sócios do clubinho. A banca, em pareceria com vários profissionais, já realizou aula de tênis, de piano, tarde de autógrafos com autores, manhãs recreativas com atividades de integração, pintura facial, contação de histórias…Além destas ações, em setembro de 2017, o Clubinho da Banca, em parceria com a Coca-Cola, participou da ação “Praça da Cidadania”, levando livros para as crianças lerem na praça e distribuindo revistas para colorir. Para este mês, o Clubinho da Banca já divulgou a programação: as crianças terão aula de origami!

3.Parceria na Feira do Livro de Itabirito

Em parceria com a biblioteca Municipal e a Secretaria da Cultura de Itabirito, a Banca 1° de Maio organizou a XII feira do Livro da cidade, que aconteceu em outubro do ano passado. As crianças do Clubinho da Banca estiveram presentes na Feira do Livro, participando de diversas recreações feitas com autores e professores, que realizaram vários momentos de leitura no evento, com oficinas de poesia, saraus, apresentações de dança, oficina de braile…Para 2018, a intenção da banca é manter a parceria para as crianças do Clubinho da Banca curtirem novamente todas as atrações da Feira do Livro de Itabirito!