Inteligência Artificial na logística

Total Express investe em tecnologia aplicada para beneficiar os e-commerces, e principalmente os consumidores finais.

São Paulo, maio de 2018 – A inovação é a aposta das empresas, distribuidoras e transportadoras para driblar os problemas enfrentados pela logística, que vão de roubo de cargas até falta de infraestrutura das vias e trânsito caótico. Com a ajuda da Inteligência Artificial (IA), a logística mudará o seu modelo operacional, passando de reativo para proativo e preditivo, algo que irá gerar melhores perspectivas, a custos favoráveis, em atividades administrativas e operacionais, orientadas para o cliente.

E foi em busca desta tecnologia disruptiva que a transportadora Total Express, do Grupo Abril, fechou parceria com a startup AgileProcess, que desenvolve softwares especializados para este segmento. Atualmente, 80% das 2,5 milhões de entregas que a Total Express realiza por mês já possuem atualização via mobile, mas agora a tecnologia será aplicada em mais etapas do processo de entrega como, por exemplo, controle da frota via painel em tempo real e assinatura do comprovante de entrega de forma eletrônica.

“A utilização do aplicativo mobile permitirá mais agilidade e eficiência na operação por meio de uma comunicação rápida e direta com todos os motoristas durante o trajeto. Por meio da inteligência artificial, também será possível uma melhoria contínua do processo de entrega, com correção para futuras tentativas e otimização de performance. Esta tecnologia embarcada gerará uma grande evolução na experiência, beneficiando os e-commerces e, principalmente, os consumidores finais”, afirma Ariel Herszenhorn, diretor Geral da Total Express.