Motivação como antídoto para crise

Não é fácil manter-se motivado. Constantemente a vida apresenta inúmeros desafios desagradáveis que nos fazem questionar como faremos para melhorar.

(Marketing/Total Publicações)

Não é nada fácil manter-se motivado no dia a dia. Constantemente a vida apresenta inúmeros desafios e surpresas desagradáveis que nos fazem questionar como faremos para melhorar essa situação. O desafio é maior ainda para os empreendedores, pois não basta apenas manterem-se motivados, mas também tem a difícil missão de motivar sua equipe de trabalho, considerando que os fatores motivacionais de cada pessoa variam, de acordo com seus valores e princípios.

Somente aparceirado de muita motivação para enfrentar o cenário de crise econômica que vivemos. Não podemos cruzar os braços e esperar que a crise nos derrube ainda mais. Este é o momento de sair da zona de conforto e fazer a diferença para que seu negócio supere essa fase turbulenta. A motivação aparece como um excelente recurso pessoal para alcançar o sucesso, pois estimula o bom desempenho dos funcionários, fator muito significativo e de alto impacto para os resultados da sua empresa.

Seguem dicas essenciais para estimular e abastecer o nível motivacional no seu negócio:

Procure conhecer melhor seus funcionários – Reserve um tempo para conversar com eles, demonstre preocupação e interesse. Como consequência do interesse pessoal pelo colaborador, saindo da relação fria e superficial do cotidiano, eles perceberão que são importantes e valorizados. É constatado que empresas que mantém seus funcionários mais motivados são aquelas que se preocupam com eles, aliado ao reconhecimento e incentivo dos mesmos.

Reconheça e enalteça o quanto sua equipe é importante para você – O objetivo de um “feedback” é ser construtivo. Destaque mais os pontos positivos em vez dos negativos e evite críticas que não sejam proveitosas e dê opiniões sinceras que farão o funcionário crescer. Importante: lembre-se que os elogios devem ser feitos em público e críticas só em particular.

Entender o que motiva cada um do grupo é fundamental para que o empreendedor colha bons resultados no coletivo – Para colocar em prática estas dicas e reverter motivação em bons resultados para a empresa, basta um pouco de humanismo, disposição e boa vontade, características essenciais de um bom líder.