5 dicas para fazer planejamento de vendas

Antes de iniciar o planejamento de vendas, observe a transformação que o papel do vendedor vem sofrendo nos últimos anos.

(Marketing/Total Publicações)

Antes de iniciar o planejamento de vendas, observe a transformação que o papel do vendedor vem sofrendo nos últimos anos.

Já passou o tempo em que o que interessava era vender produtos e serviços ao cliente, independentemente de sua necessidade. Isso resultava em cliente insatisfeito. Antigamente o vendedor não passava de um tirador de pedido.

Hoje estamos na era do relacionamento, precisamos desenvolver e preservar o contato com o cliente. O vendedor deixou de ser um mero tirador de pedidos e passou a ser um orientador, um solucionador de problemas, um consultor.

1- Defina objetivos

Comece determinando uma meta. Aonde você quer chegar? É impossível optar por uma tática sem ter uma direção para seguir. Ex.: aumentar o número de clientes novos ou vender mais para clientes atuais.

2 – Analise o que já está sendo feito

Após traçar uma meta, é importante analisar se o que está sendo feito está gerando bons resultados e se esses resultados são satisfatórios. Se a resposta for “não” ou “não o suficiente”, está na hora de mudar as estratégias de vendas.

3 – Estude bem o mercado e seus clientes

Todo vendedor deve conhecer bem o setor em que atua, suas tendências de mercado etc. Possuir esse conhecimento ajuda a evitar futuros problemas ou até mesmo a solucioná-los da maneira correta.

4 – Coloque em prática

Depois de definir seus objetivos, analisar o que está sendo feito, saber com quem está lidando, avalie quais atitudes serão tomadas, por qual motivo e o que é preciso fazer para atingir os objetivos propostos.

Faça cronograma, com prazo para alcançar cada meta e os passos que deverão ser dados dentro do período estipulado. Boas vendas!