10 dicas para vender mais nas redes sociais

Separe algumas horas do dia para estar onde o seu cliente está

(Divulgação/Total Publicações)

Você, sozinho, pode começar hoje mesmo a aumentar as vendas da sua banca de revistas usando a internet. Em algumas redes sociais, como Facebook, por exemplo, é possível divulgar produtos e serviços para milhares de pessoas.

Ficou animado?  Se você já tem um perfil da sua banca no Facebook, anote aí dez dicas para vendar mais nas redes sociais:

1. Descubra o seu público
É muito importante saber idade média, referências e hobby dos seus clientes. Se a banca está localizada em um bairro onde muitos moradores possuem pet, com certeza revistas com este tema interessarão aos moradores da região.

2. Defina o objetivo da sua página no Face
Quer divulgar os lançamentos ou prefere aumentar as vendas de determinada revista, segmento, coleção? Promover combos e promoções também é uma opção.

3. Conheça a concorrência e outras páginas de interesse
Uma boa fonte de inspiração para a sua banca, pode ser as páginas de outras bancas concorrentes que estejam alcançando sucesso nas redes sociais e até de marcas de outros produtos e serviços, mas que também falem com o seu público.

O Carlos Orlando, proprietário da Banca do Jaba, faz muito bem esse tipo de divulgação. Vale dar uma espiada na página dele.

4. Monte um planejamento real
Comece fazendo um cronograma semanal, com um post diário, por exemplo. Na segunda-feira, poderá focar em “X” produto; na terça-feira, falar sobre comportamento; na quarta-feira, contar uma curiosidade do negócio; na quinta-feira, trazer um teaser de alguma matéria da uma determinada revista, e assim por diante. Depois, faça o planejamento mensal.

5. Tenha ritmo e periodicidade
É muito importante ter constância e postar todos os dias. Mostre que a sua banca se preocupa com a página e com a divulgação, melhore as mensagens e, com o tempo, vá aumentando a quantidade de postagens.

6. Crie conexão/relacionamento com o seu público
As redes sociais são um ambiente de conversa. Então, não adianta falar sozinho! Responda os questionamentos dos clientes, crie ações para trazer mais público para a página, compartilhe a história positiva de algum cliente com a sua banca etc.

7. Melhore os seus resultados
Não vale só postar, sem saber os resultados do que está fazendo. Por isso, é fundamental medir o desempenho das suas publicações. Conheça os horários de pico na sua página e os posts que tiveram mais sucesso. Ajuste o seu planejamento com base nesse resultado.

8. Desenvolva ações criativas
Chame o seu público para participar e compartilhar o conteúdo com mais pessoas. O engajamento vale ouro, literalmente, nas redes sociais. Pense em concursos culturais, por exemplo, para atrair mais pessoas!

9. Divulgue em grupos
Se você participa de grupos no Facebook e tem lançamentos que tem a ver com o assunto discutido em algum deles, vale postar as revistas por lá. Por exemplo, uma revista com capa de diabetes pode entrar em um grupo de discussão sobre a doença; uma revista com capa de finanças pode entrar em grupo de discussão sobre o assunto e por aí vai.

10. Amplie as suas redes
Avalie ampliar as suas ações para mais redes sociais, atingindo ainda mais audiência. Uma dica é ver como promover a sua marca no YouTube, no LinkedIn e no Snapchat, por exemplo.

Agora, ninguém mais tem desculpa para não estas nas redes sociais! Basta organizar a agenda do dia e separar algumas horas por semana para impulsionar os seus negócios na internet.