10 dicas para uma banca impecável

Leia e saiba como melhorar o seu negócio

(Marketing/Total Publicações)

A aparência da sua banca é o ponto número 1 para atrair e fidelizar clientes. Faça um teste: repare nas bancas e em outros comércios por onde você passa e responda: os que lhe atraíram são sujos, mal iluminadas e têm produtos em desordem total? Apostamos que não. Veja as dicas abaixo e tenha um grande aliado ao seu jeitinho atencioso de atender.

1 – Limpe geral
Procure manter a calçada e a parte de dentro da banca impecáveis. Limpe espelhos, vidros, lataria externa, toldos e vitrines expostos à poluição.

2 – Elimine penduricalhos
Pendurar vários títulos na frente da banca não faz vender mais. Elimine tudo que estiver pendurado e observe como o PDV fica mais claro e mais atrativo.

3 – Mantenha tudo no seu lugar
Organize as revistas por segmento nas prateleiras com placas de identificação. No balcão do caixa, aproveite para vender por impulso e exponha as semanais, de giro mais rápido.

4 – Uniformize
Usar uma camiseta com o logotipo da banca bordado ou estampado ajuda na identificação do atendente e profissionaliza o negócio.

5 – Libere a passagem
Mantenha as passagens livres para circulação dentro do PDV. Elimine os banquinhos, escadas, pilhas de revistas (encalhe), lixeiras, vassouras e tudo que impeça o cliente de circular.

6 – Ilumine
A boa iluminação é importante para valorizar as publicações. Ao entardecer, acenda as lâmpadas externas do PDV, das cantoneiras e toldos. Substitua imediatamente as lâmpadas queimadas.

7 – Decore e invista em detalhes
Um vasinho de flores ou um detalhe na decoração pode deixar a sua banca muito mais agradável. Uma lixeira bonita também ajuda, inclusive, a manter a limpeza do local. Só cuidado para não atrapalhar a circulação.

8 – Capriche no entorno da banca
A calçada deve ser plana e sem buracos. Se seu PDV estiver perto de uma praça, consulte a prefeitura sobre a possibilidade de adotá-la ou juntar-se ao comércio local para contratar um jardineiro.

9 – Faça manutenção
Avalie criteriosamente o estado da lata de sua banca e do mobiliário. Verifique se há ponto de ferrugem, piso quebrado ou toldo rasgado e providencie os reparos. A pichação também é um inimigo da limpeza e pode dar um aspecto de sujeira à banca.

10 – Não improvise
Se seu display está enferrujado ou quebrado, não adianta passar fita adesiva para colar. Se precisar organizar o estoque, caixa de papelão não é o indicado. O improviso, ao invés de ajudar, pode desfigurar a beleza da banca.